Controladoria

Um setor , ou podemos chamar de célula de trabalho, que envolve a contabilidade , é a controladoria. Nas empresas este departamento normalmente fica ligado hierarquicamente a alta gestão e tem por objetivo principal analisar de forma sistêmica e analítica , todas as operações da empresa , analisando o impacto, o procedimento e o resultado que estas trazem para o atingimento das metas e objetivos e transformar isto em informação para a tomada de decisão. Os gestores assim recebem estas informações e com elas definem as melhores decisões para o planejamento e execução estratégica, financeira e operacional para a empresa.

A importância da controladoria é muito grande e importante, pois tornou-se uma ferramenta indispensável para que as informações e as decisões sejam tomadas e pensadas com rapidez, agilidade e estratégia. Isto é fundamental pois vivemos hoje em um mercado cada vez mais complexo e competitivo. A avaliação passa pelas áreas ; comercial, recursos humanos, financeira, contábil, fiscal, patrimônio, almoxarifado, manutenção, expedição e todas as demais que forem julgadas necessárias. 

Na esfera pública existem também departamentos ou órgãos de controladoria, no governo federal temos a Controladoria Geral da União ( CGU ) , que é responsável pela supervisão e análise técnica dos departamentos do governo. A CGU também faz auditorias ações de combate e prevenção a corrupção e atividades de defesa do patrimônio público, auxiliando o chefe do poder executivo na tomada de decisões. As controladorias-gerais também existem nos estados e nos municípios ( Controladoria Geral do Estado e Controladoria-Geral do Municipio), respectivamente. 

Procurar