Governança Corporativa

Atualmente se escuta muito falar em Governança Corporativa, mas o que de fato é isto, aonde se aplica, de que forma ou maneira é utilizada nas empresas e no setor público, e qual o papel da contabilidade neste sistema. A definição de governança de acordo com o IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa), é o sistema pelo qual se dirigem e se monitoram as sociedades, envolvendo acionistas/cotistas/conselho de administração, diretoria, auditoria independente e conselho fiscal. As boas práticas de governança corporativa têm como finalidade aumentar o valor da sociedade, facilitar seu acesso ao capital e contribuir para a sua perenidade. 

Este sistema de monitoramento, que envolve todas as áreas da empresa tem como um dos seus pilares a contabilidade, que ajuda muito na demonstração e nas análises de todos os controles necessários bem como permite que as informações contábeis sejam utilizadas para promover os mecanismos de informação e de transparência, questões cruciais e fundamentais para a governança corporativa. Os dados contábeis são divulgados para o mercado, e estas informações determinam uma maior ou menor valoração das empresas. 

A contabilidade aos poucos vem assumindo seu papel primordial quando se trata de Governança Corporativa, embora seja um sistema aonde todas as áreas tem a sua devida importância ( economia, direito, administração ) , o registro, o controle e as demonstrações sejam financeiras ou patrimoniais tem sua origem na área contábil e sem dúvida esta é a área aonde deve sempre existir o maior investimento, e o melhor emprego de qualidade e excelência e isto faz com que cada vez mais os profissionais da área sejam valorizados. 

Procurar